quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

"A senhora talvez seja demasiado nova para saber que a nossa vida é muito simples. Só se torna insuperavelmente complicada quando pensamos em nós. Mas no momento em que deixamos de pensar em nós para nos perguntarmos como podemos ajudar alguém, é tudo muito simples!
Agathe ficou calada, pensando. E, fosse pelo silêncio dela ou pela distância encorajante em que ressoavam as suas palavras, o estranho continuou a falar sem olhar para ela:
- A sobrevalorização de tudo o que é pessoal é uma superstição moderna. Fala-se tanto do culto da personalidade, de viver a vida até ao fim, da afirmação da vida! Mas com essas palavras vagas e ambíguas os seus apologistas só mostram que precisam de névoa para esconder o verdadeiro sentido da sua rebelião! Afirmar, mas afirmar o quê? Tudo, sem excepção e em grande confusão! A evolução está sempre ligada a uma pressão contrária, disse um pensador americano. Nós não podemos fazer evoluir uma parte da nossa natureza sem impedir o desenvolvimento da outra. E viver até ao fim, mas o quê? O espírito ou os instintos? Os caprichos ou o carácter? O egoísmo ou o amor? Para que a nossa natureza mais elevada se afirme, a mais baixa tem de aprender a renúncia e a obediência.
Agathe pôs-se a pensar por que razão havia de ser mais simples cuidar dos outros do que de si própria. Era uma daquelas naturezas nada egoístas que pensam sempre em si, mas não cuidam de si; e isso está mais distante do egoísmo comum, sempre preocupado com as suas vantagens, do que do altruísmo tranquilo daqueles que se preocupam com o próximo. Por isso aquilo que o homem a seu lado lhe dizia lhe era radicalmente estranho, sem deixar de a tocar de algum modo, e as palavras soltas, tão energicamente pronunciadas, moviam-se de forma inquietante à sua frente, como se o seu sentido fosse mais para ser visto no ar do que ouvido."

Robert Musil, O homem sem qualidades II, p. 367

1 comentário:

  1. Eu acho que primeiro temos de pensar em nós, porque se não estivermos bem não podemos ajudar ninguém como deve ser :) Mas que devemos tentar pôr-nos o melhor possível mais ou menos rapidamente, sobretudo se há alguém que depende de nós ou precisa da nossa ajuda! Muito interessante este texto, mas para mim a questão deslinda-se de forma muito simples! ;)

    ResponderEliminar